Para viabilizar a aplicação da proposta pedagógica, o CIAM trabalha com diferentes ferramentas avaliativas:
O cálculo da Média Parcial Anual do aluno será o resultado da divisão do somatório das avaliações realizadas durante o ano dividido pela quantidade de números de avaliações.
MPA = AP1+AP2+AP3+PES1+PES2+PES3
6
Recuperação Final
Ao final do ano letivo, poderá participar da recuperação final o educando com média final inferior a 6,0 (seis) e frequência igual ou superior a 75% nos seguintes casos:
a) - Os educandos do 3º ao 7º ano do Ensino Fundamental com rendimento insatisfatório em até três componentes curriculares;
b) - Os educandos do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio com rendimento insatisfatório em até cinco componentes curriculares.
Os demais educandos com rendimento insatisfatório serão retidos sem direito à recuperação final. A nota da recuperação final será o resultado de no mínimo dois instrumentos de avaliação.
c) Não será permitido ao aluno em Recuperação Trimestral e/ou Final o acúmulo da pontuação além da nota 6 (seis).
Cálculo para obter a Média Final (MF)
MF = MPA (Média Parcial Anual) + MRF (Média da Recuperação Final)
2
Retenção Após Recuperação Final
Serão considerados retidos após recuperação final e Conselho de Classes alunos do 3º ao 7º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio com nota inferior a 6.0 em qualquer disciplina que componha sua recuperação final e os alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio com nota inferior a 6.0 em 3(três) ou mais disciplinas.
Progressão Parcial (MEI)
Serão considerados promovidos parcialmente os educandos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, com rendimento escolar insatisfatório em até 2 (duas) disciplinas.